Entendendo o uso do Matrix Glitcher 360 (e outros métodos para o RESET GLITCH)!


 

Com a confirmação da produção finalizada do primeiro lote do Matrix Glitcher 360 o envio das peças para nós já foi confirmado e muito possivelmente seremos o primeiro país a tê-los para comercializá-lo.

Foto do primeiro lote do Matrix Glitcher pronto para ser embalado

Foto do nosso lote, já enviado!

[Atualização] Já temos disponivel para venda tanto o Matrix Glitcher 360 como o Matrix SPI NAND Programmer, veja os links abaixo:

Matrix Glitcher 360 – Ele está entre nós!

Matrix SPI NAND Programmer – Já disponível

PRIMEIRO E MAIS IMPORTANTE PONTO:
O MATRIX GLITCHER POR SÍ SÓ NÃO É UM DESBLOQUEIO!

Todo dia recebo e-mails, telefonemas, tweets, mensagens do MSN, Facebook, MPs em fóruns, enfim, de todas as maneiras que conseguem me achar essa pergunta: “Quando você estará fazendo o desbloqueio Matrix para o Xbox 360?”

Devido ao legado deixado pelo MATRIX INFINITY na época do PlayStation 2, sendo clonado até hoje, muitos pensam imediatamente que o Matrix Glitcher é um desbloqueio. Não posso condená-los mas cabe explicar, da maneira mais simples que o MATRIX GLITCHER é parte de um processo, é o primeiro passo que você vai dar para ter o RESET GLITCH funcionando em seu XBOX 360.

SEGUNDO PONTO – RESET GLITCH
E CÓDIGO NÃO-ASSINADO

Relembrando, o RESET GLITCH – que já foi tema de um outro tópico – é um hack descoberto que deixa o console num estado onde ele fica vulnerável, falando de uma forma “grosseiramente técnica”,  utilizando-se do clock do Hana para enviar um pulso à CPU alterando a forma com que ele interpreta o código, deixando-o sem todas aquelas proteções que as vezes ouvimos falar (Hypervisor, etc)* . Algo que poderíamos até fazer uma analogia com um Vírus de computador – que é um programa não desejado no seu sistema. Esse código é chamado de não-assinado por razões claras, ele não vai executar comandos de uma fonte válida (no caso a Microsoft) e nem rodar o que estava previamente estabelecido.

TERCEIRO PONTO: ONDE ENTRA O
MATRIX GLITCHER NESSA HISTÓRIA?

Lembra de quando falei que o Matrix Glitcher era o primeiro passo? Então, ele é o responsável pelo BOOT, que é a primeira coisa que o console faz. A função dele é de ficar tentando abrir a brecha no console, repetindo o processo por várias e várias vezes até conseguir implementar o hack com sucesso. Claro que estamos falando em repetições de frações de segundo. Hoje ainda são necessárias várias tentativas e por isso o tempo pode chegar até uns dois minutos.

Isso feito o console rodará o programa por nós inserido na NAND do console, que já será, obviamente, um código não-assinado, loader, uma dashboard, etc.

Hoje não temos muita coisa para rodar, basicamente só o Xell Reloaded, uma base para carregar, por exemplo, um Linux, um emulador, etc.

**Atualização (Nov/2011): já é possível rodar dashboards alternativas! Veja aqui!

QUARTO PONTO: UMA APLICAÇÃO PRÁTICA HOJE
PARA O MATRIX GLITCHER

Como falei, só podendo rodar o Xell Reloaded, qual será a primeira coisa que se pode fazer com o Matrix Glitcher?

Primeiro, descobrir como o seu console reage e se ele é compatível (consoles Xenons não são compatíveis no momento) com o hack já que vários novos patches vem sendo adicionados todos os dias (até dias atrás os Falcons não eram compatíveis)

Entender a instalação e seu funcionamento também é importante, principalmente para os técnicos de plantão. Fazer testes nas mais diversas placas e modelos, preparar a sua forma de trabalhar e já ficar pronto para quando o BOOM de aplicações começarem a pipocar, baseadas neste hack

E a mais útil de todas, conseguir recuperar KEYS dos drives perdidas em atualizações de desbloqueio frustradas, drives queimados, etc. mesmo em consoles com dashboards mais recentes, para todas as motherboards excetuando-se as Xenons por enquanto ou com fabricação acima de 18-06-2009 (data limite onde o antigo hack foi enterrad0)

Este serviço inclusive será oferecido logo após os primeiros testes do produto. Já temos placas Falcon, Jasper e Trinity (slim) para realizá-los.

**Atualização (Nov/2011): já é possível rodar dashboards alternativas! Veja aqui!

QUINTO PONTO: O QUE PRECISO PARA PODER
INSTALAR O MATRIX GLITCHER

O uso o Matrix Glitcher depende além de uma unidade instalada no console, de um programador SPI e de um programador NAND.

O programador SPI pode ser o mesmo descrito pelo GliGli (um dos criadores do hack) no pacote que estará disponível para download no site do Matrix Team Brasil que é muito simples de ser montado. Creio que não se gaste mais do que R$ 15,00 nas suas peças. Abaixo o seu esquema e a lista de componentes:

 A lista de componentes é bem simples. É bem capaz de muito técnico ter todos os componentes nas suas bancadas:

R1, R2, R3 e R5 = 3k3 ohm (1/8w)
R4 = 220 ohm (1/8w)
D1, D2 e D3 = 1N4148
Conector DB 25
Barra de Pinos
Fios para montagem (Cabo Manga, Flat, etc)

Eu mesmo já montei um aqui e foi super tranquilo, nem usei uma placa como base. Vou apenas esperar chegar o lote para testar, pois como a porta paralela do PC fica atrás, fiz um cabo um pouco mais comprido do que o tradicional, o que pode causar problemas, talvez precise reduzí-lo. Dando certo mostro em fotos com detalhes a montagem.

Claro que se você já tem um programador ou tiver algum outro esquema compatível, use-o, apenas compatibilizando os pinos da conexão com o Matrix Glitcher, com especial cuidado com o ponto do Vcc.

O Matrix Team também irá disponibilizar um Programador NAND para a leitura e gravação dos dados na NAND de seu console. Em breve teremos mais detalhes.

Com essas três partes podermos ter um XBOX 360 pronto para o futuro, baseado no RESET GLITCH.

FINALIZANDO

Talvez muitos estejam decepcionados mas é bom que vejam de outra forma. Até então eram quase dois anos sem nenhuma esperança de ter um novo hack deste gênero e este ainda melhor por não ser corrigível, sem uma mudança abrupta no hardware do Xbox360, o que faz de todos nós já possuidores do console, elegíveis para rodar o hack.

O Reset Glitch é a chave que abre as portas para um futuro muito diferente dos desbloqueios do Xbox 360 e o Matrix Glitcher será o seu fiel escudeiro.

Espero ter conseguido esclarecer as dúvidas que muitos vinham me perguntando e fico a disposição para esclarecimentos e alterações no texto que o tornem ainda mais simples de entender.

 

* Se alguém quiser colocar isso de uma forma mais técnica, sem ser uma tradução direta do TXT que acompanha o Reset Glitch, altero dando os devidos créditos
facebooktwitterreddittumblrmail
  • drph4ntom

    Asa, sei que usando o matrix glitch é possivel extrair a key do drive e tambem o arquivo kv.bin
    Queria saber se com este arquivo é possivel fazer o update do desbloqueio do meu drive, ja que não tenho o tal dummy.bin e meu ixtreme é o LT+

    • http://www.asapreta.com asapreta

      Rapaz para que dar tanta volta?
      Tira direto do drive.

  • pmathi

    Bom Dia, Asa.
    Mandei alguns emails para agendar minha visita para fazer um upgrade de desbloqueio do x360.Estou no aguardo da dua resposta para poder levar o console.
    Grato

    • http://www.asapreta.com asapreta

      Patrick, estou tentando botar os e-mails em dia. Responderei o seu. Grato pela paciência.

  • kobausk

    Asa, tudo bom?! Gostei muito da tua explicação, você junto com o Matrix Team Brasil estão fazendo a diferença, a única coisa que tive uma dúvida foi: com aquele diagrama para ligar um cabo LTP + o Glitcher (imagem) eu dispenso o uso de um Matrix Nand Spi?
    Obrigado!

    • http://www.asapreta.com asapreta

      Se você se refere ao cabo LPT de ler nand, sim dispensa.

  • vartihempa

    sensacional a explicação…aguardando o lançamento da dash

  • Roxis

    Isso seria uma solução para quem tem o Slim Spoofado??

    • http://www.asapreta.com asapreta

      Se for Spoofado de 9504 (fabricado até julho de 2010) a melhor solução é trocar o drive por um do modelo original.

  • grefernandes

    Como meu primeiro post gostaria de esclarecer algumas duvidas,por favor.Se eu efetuar esse procedimento no meu xbox,mesmo sem tendo dashboard especifica,vou poder jogar meus jogos atuais originais normalmente,ou vc me aconselha esperar mais um pouco pra efetuar o procedimento?

    • http://www.asapreta.com asapreta

      Se instalar o Xell, a dash original some, não consegue rodar nada além de alguns emuladores já compilados.
      Hoje fiz um post mostrando que em breve poderemos jogar com o console exploitado.

  • Jerome Lopez

    olá, meu primeiro comentário aqui no asapreta.com e gostaria de saber o seguinte.

    Uma vez que o chip matrix está instalado e rodando "lisinho", novas dashs, apps e homebrews serão instalados apartir de pendrives e hds externos sem complicação? ou será necessário instalar usando um pc ligado na placa do xbox? agradeço todo o conteúdo do site que me ensinou muita coisa que não sabia sobre JTAG.

  • diegomth1

    Vou fazer 2 perguntas me responda
    1 – Um Dia Esse destravamento terá bot/ligamento rapido e normal sem essas letras quando
    liga video game ?
    2 – ele vai fucionar todos os conteudos de um JTGA tipo (FreeStyle Dash 2.0)

    • http://www.asapreta.com asapreta

      Hoje o boot leva alguns segundos. Esperamos para breve desenvolvimentos de dashboards tipo Freeboot/Freestyle dash. Hoje só roda o Xell (a tela das letras)

  • marcelooo17

    bom dia asa,
    essa poderia ser uma solução para os drives hitachi???

    • http://www.asapreta.com asapreta

      Quando tiver uma dashboard será uma bela maneira de ter o console com Hitachi 0500 no slim destravado.

  • flip00

    Asa estou indo semana que vem em Foz e pretendo comprar um XBOX pra mim, qual seria o melhor a ser comprado em relaçao de driver (para desbloqueio) e o melhor pra futuramente fazer o Jtag?

    Vlw

  • betogames

    Ótima explicação e estou no aguarde do contato quando chegar.Obrigado

  • LavosBR

    Parabéns Asa, meu amigo, outro grande post! Sucinto mas claro e completo! To super de olho em testar isso ai! (como td que pinta na scene :D ) Abraço meu amigo

    • http://www.asapreta.com asapreta

      Valeu Lavos!
      Chegando eu te aviso!!!

  • ThiagoSza

    Asa,vc ja conseguiu extrair a key de algum 360 que o cara perdeu a key? com esse matrix? abraço

    • http://www.asapreta.com asapreta

      Os integrados só chegam na semana que vem.

      • ThiagoSza

        Pensei que vc ja estava com eles, vlw

  • _Kurth_

    Ta entao o Matix Glitcher boota o video-game de uma forma que voce pode rodar no video-game um software que nao pertence a microsoft e nisso abre caminho para você poder programar softwares pra rodar no XBOX360 com total liberdade.
    Como a dashboard original do video-game feita pela microsoft nao foi feita para trabalhar com o reset glitch entao teria de se criar uma dashboard novinha pra usar junto do matrix glitcher assim daria para rodar jogos piratas.
    No caso daria pra simplesmente instalar o jogo no HD do video-game e jogar sem que o disco esteja no drive de dvd do video-game e caso a dashboard precise de algum update voce poderia fazer o update sem riscos de estragar tudo pois essa dashboard que voce estaria usando nao faria as merdas que a microsoft faz pra fuder a pirataria.
    Como ele funcionaria igual a um video-game JTAG daria pra tambem ligar na USB um HD Externo de digamos 2TB e rodar deste HD externo os jogos assim voce teria muito mais espaço disponivel do que o HD de 250GB que tem dentro do video-game. Claro que a USB nao é rapida como o SATA interno do video-game mas ainda assim é bem mais rapido que a velocidade de leitura de um disco de DVD.

    Bom o jeito é esperar a criação de uma dashboard diferente pra ser usada com o matrix glitcher, quem sabe por já existir video-games JTAG talvez eles consigam programar as suas dashboards para funcionar com o reset glitch e assim diminuiria o tempo nescessario para programar uma dashboard para usar com o reset glitch.

    Viva os hackers finalmente vai ter uma forma de jogar jogos piratas no maldito Hitachi 0500 que tive a infelicidade de pegar. Já fico mais feliz quem sabe ate o final do ano seja criada uma dashboard novinha pra usar com o reset glitch.

  • caugfer

    asa, obrigado pela explicação. só faltou mencionar uma coisa: a que distância estamos do hoje até o dia em que nós, meros usuários, vamos poder levar nossos amados consoles na sua oficina para aplicar o novo hack, do mesmo jeito que faziamos com o PS2 ? A esperança é grande e a ansiedade, claro, ainda maior.